Médico Psiquiatra em Guarulhos
Consulta em Português, Inglês e Espanhol
We speak English - Hablamos Español
Consulta com Médico Psiquiatra em Guarulhos para Adultos, Crianças e Adolescentes, Terceira Idade
O que é a Psiquiatria?
A psiquiatria surgiu no século V a.C., já no século XVIII evoluiu para a área médica passando assim a tratar os primeiros casos de doenças mentais que existiam na época. No século seguinte houve uma demanda muito maior por hospitais e instalações para doentes mentais, abrindo assim o campo de estudos na área de psiquiatria e doenças do comportamento, que seguem até os dias atuais na contínua busca por tratamentos, redução de sintomas, socialização e qualidade de vida das pessoas.
A psiquiatria nada mais é que uma especialidade médica. Um médico ao se formar em medicina, pode fazer residência e se especializar na área de saúde mental passando a ser chamado de médico psiquiatra.
O médico psiquiatra está habilitado a realizar atendimentos ambulatoriais, atuando em clínica de psiquiatria, consultórios, ambulatórios, hospitais, unidades básicas de saúde e nos centro de atenção psicossocial promovidos pela iniciativa pública. Todavia o médico psiquiatra também pode atuar como generalista solicitando e interpretando exames, realizando orientações de saúde e solicitando internações e afastamentos quando necessário. Os psiquiatras também podem emitir laudos e pareces de saúde mental sempre que se fizerem necessários.
Também podem atuar na psiquiatria forense, ajudando a solucionar casos de crimes, junto aos orgãos policiais e insituições de segurança pública.
Como toda área da medicina, o médico psiquiatra pode seguir seus estudos extendendo suas especializações ainda para atendimento exclusivo de crianças e adolescentes, bem como focar na saúde mental da terceira e idade, promovendo cuidados para idosos de todas as idades.
Nos dias atuais também é muito comum o trabalho do médico psiquiatra aliado a outros profissionais da saúde mental como psicólogos e psicoterapeutas, que juntos formam uma equipe multidisciplinar, melhorando a troca de informações, garantindo assim recuperação e diagnósticos mais precisos para pacientes psiquiátricos em um âmbito geral, melhorando a qualidade de vida e a socialização desses pacientes.
O que faz o médico psiquiatra?
O médico psiquiatra trabalha no diagnóstico e tratamento das desordens mentais e seus sintomas, aos quais podemos mencionar a depressão, ansiedade, transtornos de humor, transtornos de personalidade, demência entre outras queixas de ordem comportamental e psíquica. O médico psiquiatra é responsável por fazer uma avaliação do estado geral do paciente, avaliando a questão de ordem física através de exames laboratoriais e de imagens para descartar qualquer hipótese fisiológica. O psiquiatra também é responsável por fazer a avaliação psiquiátrica, que envolvem o estado emocional do paciente, o humor, temperamento, comportamento social e familiar e se necessário fazer uma avaliação mais criteriosa através de um atendimento multidisciplinar com a ajuda também de um psicólogo.
Se necessário o médico psiquiatra faz as intervenções medicamentosas e efetua os tratamentos e condutas para cada paciente psiquiátrico, sempre quando necessário com o auxílio de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, neuropsicólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais e psicoterapia para melhorar os sintomas e a qualidade de vida de cada paciente.
Os critérios utilizados são o CID 10 da OMS Organização Mundial da Saúde e o DMS-5 da American Psychiatric Association. Muitos tratamentos psiquiátricos são ocasionais e o paciente retoma sua rotina e vida normal com poucas semanas de tratamento, outros pacientes pacientes apresentam condições crônicas e requerem atenção continuada por vários meses ou até por toda a vida.
Em nossos dias são as mais diversas as áreas de atuação da psiquiatria moderna, ao qual podemos citar:
​
-
Psiquiatria geral
-
Psiquiatria forense
-
Psicopatologia
-
Psiquiatra Infantil
-
Psiquiatra para Idosos
-
Psicoterapia
Quais os sintomas tratados pelo médico psiquiatra em Guarulhos?
​
-
Ansiedade
-
Depressão
-
Esquizofrenia
-
Transtorno de Bipolaridade
-
Transtornos Alimentares (Exemplo falta de apetite ou compulsão alimentar)
-
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
-
Síndrome do Pânico
-
Síndrome de Burnout
-
Alterações de humor
-
Alucinações (Exemplo, ver coisas que não são reais)
-
Insônia grave ou persistente
-
Problemas de memória e atenção
-
Transtorno de Personalidade (Exemplo transtorno bipolar grau 1 e 2, transtorno borderline, transtornos narcisista)
-
Autismo
-
Problemas de desenvolvimento cognitivo
-
Vícios (Exemplo alcool, tabagismo, remédios e outras substâncias)
-
Delírios
-
Psicoses
-
Alucinações auditivas e visuais (Exemplo ouvir vozes, ver vultos, descontrole de pensamentos)
-
Sentimentos ruins, angústia, desânimo excessivo, desinteresse
-
Irritação excessiva, Nervosismos sem motivo, Sentir raiva e ódio descontrolados
-
Apatia constante